Segunda, 25 Janeiro 2010 00:00



por Tiago Marques Pereira, CMT
Analista Técnico
Membro da MTA -Associação de Técnicos de Mercado Norte Americana (New York,USA)
O nasdaq 100 fechou esta semana nos 1794.82 pontos. O que representou uma queda semanal próxima dos 4%. As correcções médias desde Março nunca foram superiores a 5%(em relação aos máximos entretanto estabelecidos). Do topo da semana anterior o mercado caiu cerca de 5% pelo que de um ponto de vista aritmético o mercado pode reagir nesta zona. Se de todas as outras correcções a possibilidade de uma queda mais acentuada esteve em cima da mesa, a mesma possibilidade de correcção mais acentuada volta a estar presente.
Tecnicamente o nasdaq 100 continua a replicar o mesmo comportamento em termos de volume que teve nos anteriores "topos" do segundo semestre de 2009, ou seja volume fraco nas subidas e muito forte nas quedas. É esta uma das prorrogativas de um mercado em distribuição(a formar topo).
Por agora e enquanto o índice se encontrar abaixo de 1820 pontos(exp de 50 dias, mid point e cunha do triangulo) temos que pressupor como provável uma continuação das quedas. Próximos Suportes estarão entre 1750 e 80, mas num padrão de distribuição destes e com o actual disparo de volatilidade é possível que se entre em panic selling como na sexta e os suportes sejam facilmente violados e sem grandes ressaltos. Por outro lado e na eventualidade de o mercado recuperar, face aos danos técnicos que temos, leva-me a ver todas as resistências (R-1820,1850 e 1900) como pontos de venda.
Na eventualidade de continuação das quedas o próximo objectivo é a zona dos 1650 pontos sensivelmente(exp de 200 dias; gap de 04-09-09; resistências de agosto (início potencial do padrão de distribuição/topo BARRT e lta dos mínimos de Maio). Esta zona deverá oferecer forte suporte num cenário de continuação de um mercado em alta no médio prazo (cenário optimista).
Conclusão: O mercado encontra-se a distribuir desde Agosto 09, e isto não é mais do que poucas mãos fortes vendem para a maioria dos traders e investidores. E enquanto as pessoas no global se tenham esquecido do que se passou em 2008 é possível que o mercado continue a picar máximos á mínima queda. Abaixo de 1750 deixo de pensar nessa possibilidade, e passo a pensar que a maioria começa a acordar para a realidade. Nessa altura será tarde para muitas posições em carteira, por isso continuo a recomendar que continuem a aproveitar preços altos para vender sempre que tal aconteça. Pois é para mim evidente que é isso que está a fazer quem tem mais dinheiro e sabe mais do que a maioria(Smart Money).
Trading set up: PSQ(replica o nasdaq 100 em short): comprar em 3 pontos(nas 3 resistências assinaladas*) de forma desequilibrada por posição (posição fraca a 1820 e forte a 1900), stop para esta ideia a 1921 pontos.
Obj: 1600 pontos no nasdaq 100. Este tipo de trade não é recomendado a investidores pouco experientes já que é uma posição contra natura e contra a actual tendência de subida de médio e curto prazo.
Pior Ratio P/L: 2/1
Suportes: 1780;1750;1687;1640-60; 1600
Resistências*: 1820; 1850; 1880-00
Bons trades e Bom ano!!
Bons Trades,
Tiago Marques Pereira
----Adicionalmente, qualquer informação sobre valores mobiliários não deve, em circuntância alguma, ser entendida como constituíndo por si só uma ordem de venda, compra ou qualquer outra estratégia de investimento, e são transmitidas com base em informação disponível para o público em geral e recolhida de fontes consideradas de confiança. Tratando-se ainda de informação resultado da análise e conclusões do autor, disponibilizada com o objectivo único de constribuir para o esclarecimento das tomadas de decisões de investimento a efectuar directamente pelos investidores